Paraná envia 32 bombeiros ao RS para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas

2 de May de 2024 0 By Braz de Morais

Além da equipe, um helicóptero, quatro barcos de resgate e nove viaturas serão deslocadas


Por Rodrigo Schievenin e Cristiano Vaz em 01 de maio, 2024 as 19h29.

No tópico: Tempo

O Governo do Paraná enviou por terra, no início da noite desta quarta-feira (1º), 32 bombeiros para auxiliar no resgate às vitimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Além da equipe, um helicóptero, quatro barcos de resgate e nove viaturas serão deslocadas. A ordem é do governador Ratinho Júnior.

WhatsApp Image 2024-05-01 at 17.46.50
Foto: Cristiano Vaz/Banda B

O suporte aéreo partirá nesta quinta (2), às 8h, do Hangar 34 do Aeroporto do Bacacheri. O destino é Porto Alegre, onde está o comando das operações de resgate às vítimas no estado. Até o momento dez mortes foram confirmadas e ainda há 21 pessoas desaparecidas. Mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas (dependem de abrigos públicos) ou desalojadas e os municípios afetados passam dos 100.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Gabriel, as equipes devem chegar à capital gaúcha por volta das 4h da manhã desta quinta-feira. A previsão é de ainda 400mm de chuva nas próximas 48h no Rio Grande do sul.

WhatsApp Image 2024-05-01 at 18.01.53
Foto: Cristiano Vaz/Banda B

“A gente está indo para um trabalho de atuação na parte de resgate do pessoal em enchente, alagamento… Os rios ainda estão subindo, é muita chuva. Tem pessoas em casa, ilhadas, tem regiões que ainda não foram acessadas. A gente está muito bem equipado e treinado para dar todo o suporte ao estado, tanto no resgate de pessoas, busca de desaparecidos e até eventual recuperação de corpos”, explicou o major.

A força-tarefa paranaense está preparada para auxiliar no atendimento às vítimas por até 10 dias.