TERMINAL URBANO RECEBERÁ AÇÃO DE TESTAGEM RÁPIDA DE HEPATITES, HIV E SÍFILIS NO DIA 25 DE JULHO

TERMINAL URBANO RECEBERÁ AÇÃO DE TESTAGEM RÁPIDA DE HEPATITES, HIV E SÍFILIS NO DIA 25 DE JULHO

25 de July de 2023 0 By Braz de Morais

Saúde municipal realizará esta ação no terminal devido à grande circulação de pessoas. Aproveite a facilidade e faça sua testagem, o resultado sai em poucos minutos

A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população para participar de uma ação no Terminal Urbano do município, no dia 25 de julho. Em alusão à campanha Julho laranja – mês de conscientização, prevenção e combate às Hepatites virais -, umas das salas do terminal terá uma equipe da Saúde Municipal realizando testes rápidos que detectam doenças como Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis.

A ação será das 9h às 12h, e das 13h às 16h, na próxima terça-feira, e para participar basta chegar na sala e apresentar o documento pessoal. Os testes são gratuitos e realizados na hora, para qualquer faixa etária. Menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável. A testagem será realizada por profissional de saúde e feita a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. Após a testagem, leva de 10 a 15 minutos para sair o resultado.

“Os testes rápidos garantem uma realização rápida, com análise e interpretação do resultado em poucos minutos evitando a necessidade de deslocamento até um laboratório.

A ação tem por objetivo além da prevenção e orientação, o diagnóstico o encaminhamento dos pacientes para tratamento precoce garantindo melhor qualidade de vida! Convidamos todos os interessados a participarem desta ação, afirma Danielle Fedalto, secretária de saúde de Campo Largo.

Hepatites virais – São um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O Dia Mundial da Hepatite é em 28 de julho e, no Brasil, as Hepatites Virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. As duas últimas versões são perigosas porque podem evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte.

HEPATITE A – A melhor estratégia de prevenção inclui melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. A vacina específica contra o vírus A está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI);

HEPATITE B – Ações preventivas incluem o controle efetivo de bancos de sangue, através da triagem sorológica; a vacinação disponível no SUS, conforme PNI; o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da Hepatite B, também disponível no SUS; o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde; o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relações sexuais. Testagem e tratamento estão disponíveis gratuitamente no SUS também.

HEPATITE C – A doença tem cura, o tratamento é simples e, assim como o teste, está disponível gratuitamente no SUS.

Cuidados importantes:

  • NÃO compartilhe objetos que possam ter contato com sangue contaminado de outras pessoas. Por exemplo: seringas, agulhas, alicates de unha, escova de dente e etc.
  • NÃO faça sexo sem proteção. Use sempre camisinha.
  • Gestantes devem proteger sua gravidez fazendo o teste das Hepatites ainda no pré-natal. Vacine-se para Hepatite B e, após o parto, não deixe de vacinar seu filho. O tratamento para a Hepatite C deve ser feito após o parto.

Quem não puder participar da ação no dia 25/07 pode realizar os testes rápidos em uma das Unidades Básicas de Saúde do município.

Fonte: PMCL