Gleisi diz que PT deve compor com Ducci nas eleições de Curitiba e não descarta ter o PSDB no mesmo palanque

14 de March de 2024 0 By Braz de Morais

A deputada afirmou que é preciso criar uma frente para contrapor a candidatura de Eduardo Pimentel


Por Francielly Azevedo em 13 de março, 2024 as 12h01.

No tópico: Entrevista

Em entrevista à Banda B, na manhã desta quarta-feira (13), a presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann revelou que o Partido dos Trabalhadores pretende apoiar a candidatura do deputado federal Luciano Ducci (PSB) para prefeito de Curitiba.

gleisi hoffmann 2
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados-Arquivo

“Nós temos hoje, dentro desses partidos que disputaram conosco, o projeto do PSB que está apresentando a candidatura do deputado Luciano Ducci e que aparece bem colocado nas pesquisas. Então, nós avaliamos que o melhor passo para o PT em Curitiba seria fechar uma aliança e apoiar o Luciano porque essa também é um pedido do PSB Nacional”, afirmou.

Pensando em formar uma frente para contrapor Eduardo Pimentel (PSD), apoiado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) e pelo governador Ratinho Junior (PSD), o PT não descarta se unir a um histórico inimigo política: o PSDB.

“A gente tem construído alianças com partidos que são importantes para nós como PSB, PDT, PCdoB, PV, PSOL, Rede, até o PSDB, setores do MDB para gente disputar as eleições municipais […] A gente tem que ter uma frente ampla do lado de cá. Não podemos ir sozinhos. É montar uma frente que a gente possa fazer esse debate da política e mostrar as diferenças”, considerou.

Aliança com PSDB

Durante a entrevista, a deputada revelou que o PT vem conversando com o PSDB, que historicamente era uma sigla “inimiga”.

“Nós estamos conversando com o PSDB não só a nível local, mas a nível nacional. Teve um movimento que houve que foi a entrada do Alckmin no PSB. O Alckmin vem do PSDB. Muitos fatos históricos do PSDB e com quem a gente teve grande pelejas em São Paulo […] Essa vinda do Alckmin do PSDB para o PSB acabou trazendo quadros do PSDB para o PSDB, mas também aproximando os próprios quadros que ficaram no PSDB para tentar reconstruir o partido. O ex-governador Beto Richa é uma das pessoas que a gente tem conversado para ajudar com governo federal, com a base e conversado em termos de política”, explicou.

Requião vereador e Gleisi prefeita?

A presidente nacional do PT também comentou sobre a possibilidade de ela ser a candidata própria da sigla para disputar a prefeitura de Curitiba. A ideia tem sido encabeçada pelo ex-senador e ex-governador Roberto Requião (PT), que vem afirmando que se isso ocorrer ele lançará o próprio nome como candidato a vereador.

“Se o Requião saísse vereador para nós seria um luxo em Curitiba. A exemplo do que aconteceu com Suplicy em São Paulo, com outros nomes nosso que acabaram saindo do cenário nacional e voltaram no cenário municipal. Reafirmo aqui que o Requião tem uma importância ímpar […] Sobre mim, eu não tenho condições de ser candidata. Até porque se tivéssemos candidatura própria teríamos outros nomes”, disse.