Nova concessionária inicia operações no dia 28 na BR-277 sentido interior; saiba como fica a cobrança do pedágio

20 de February de 2024 0 By Braz de Morais

A concessionária vai operar com 420 colaboradores nos 473 quilômetros de estradas que vai gerenciar no Paraná


Por Francielly Azevedo em 19 de fevereiro, 2024 as 12h32.

No tópico: Estradas

A Via Araucária, concessionária responsável pelo Lote 1 das rodovias do Paraná, vai iniciar a operação no próximo dia 28 de fevereiro. No entanto, o pedágio ainda não será cobrado do usuário. A informação foi confirmada, na manhã desta segunda-feira (19), durante coletiva de imprensa para apresentação dos veículos de serviço que serão utilizados para atendimento nas estradas.

br 277 interior
Foto: Via Araucária

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a cobrança do pedágio só terá início depois que a empresa cumprir algumas melhorias nas rodovias previstas em contrato. A autorização caberá a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Não há ainda precisão da data. Isso depende da autorização Agência Nacional de Transportes Terrestres. A partir do momento que a empresa cumprir as obrigações que estão contratuais, eles têm que comunicar a sociedade com dez dias de antecedência. A gente acredita que ainda levará um tempo para que eles possam iniciar essa cobrança”, disse.

Entre as rodovias que fazem parte do pacote da Via Araucária estão a BR-277 (entre Curitiba e Prudentópolis), a BR-373 (entre Guamiranga e Imbituva), BR-376, a BR-476 (entre Araucária e Lapa), além das PR-418 (Contorno Norte de Curitiba), PR-423 (entre Campo Largo e Araucária) e PR-427 (entre a Lapa e Porto Amazonas), totalizando 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais pedagiadas.

Embora o pedágio não seja cobrado inicialmente, o secretário Santo Alex reforçou que os usuários já poderão usufruir dos serviços.

“A partir do dia 28, a meia-noite, as concessionárias passam de fato, de direito, a serem as responsáveis pelas rodovias: tanto do ponto de vista de usuários que passam a ter seus direitos, e eles vão buscar através do contato com a empresa serviços de guincho, de ambulância, de atendimento; como do pavimento, elas passam a ser responsáveis por toda sinalização, placas e obras emergências. Elas serão responsáveis e o usuário poderá cobrar”, afirmou.

Início da operação e obras

A concessionária vai operar com 420 colaboradores nos 473 quilômetros de estradas que vai gerenciar no Paraná. Serão 13 viaturas de inspeção de tráfego, seis guinchos leves, quatro guinchos pesados, dois caminhões de combate a incêndio, dois caminhões boiadeiros e dez ambulâncias.

Segundo Jorge Baracho, gerente de operações da Via Araucária, a partir da 0h do dia 28 de fevereiro os usuários dos trechos a serem operados pela empresa terão suporte de equipes especializadas para ocorrências de urgência e emergência, como panes mecânicas e atendimento pré-hospitalar.

“Neste primeiro momento as inspeções de tráfego e os guinchos vão estar atuando. A concessionária sendo acionada ela envia imediatamente ao local esses recursos para resolver o problema. Futuramente a rodovia estará coberta por câmeras, serão 459 câmeras ao longo da rodovia. Diretamente do CCO essas câmeras serão monitoradas por nossos operadores e o envio de recursos será feito de forma automática”, explicou.

As viaturas da Via Araucária serão estrategicamente posicionados em nove bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). As instalações vão operar 24 horas e oferecerão serviços como banheiros, fraldários, estacionamento e autoatendimento. As bases estarão distribuídas nas rodovias BR-277 (Campo Largo, Porto Amazonas, Palmeira, Irati e Prudentópolis), BR-373 (Guamiranga e Imbituva) e BR-476 (Araucária e Lapa).

Baracho reforça que obras de reparo no asfalto e troca de sinalização serão realizadas neste primeiro momento.

“O serviço de conservação é muito importante. Vão ser feitos reparos superficiais, reparos profundos do pavimento, vai ser feita a substituição da sinalização horizontal, melhorias da sinalização vertical, implantação dos elementos de proteção e segurança, como as defensas metálicas”, detalhou.

O gerente de operações da Via Araucária pediu paciência aos usuários, por enquanto.

“Vão acontecer obras. Como diz o ditado não consegue se fazer uma fritada sem quebrar ovos. Então, é muito importante que o usuário saiba que vamos tentar causar o menor transtorno possível realizando obras durante o período noturno, inclusive, para que ele tenha mais conforto e segurança na rodovia”, finalizou.