Prefeito de Campo Largo se torna 1º vice-presidente da Assomec e presidente do COIN-PR
13 de January de 2025Por: |Caroline Paulart| 10 de Janeiro de 2025 às 15:35:30 472
Aconteceu na tarde desta terça-feira (07), a cerimônia que elegeu a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

Aconteceu na tarde desta terça-feira (07), no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, a cerimônia que elegeu a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Para o biênio 2025/2026, foi eleito como presidente o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, que substitui o ex-prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, e o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, está como primeiro vice-presidente.
Além destes nomes, também compõem a gestão na Diretoria Executiva Marco Antonio Marcondes Silva, prefeito de Fazenda Rio Grande, como segundo vice-presidente; Rosa Maria de Jesus Colombo, prefeita de Pinhais, como secretaria; e Marcus Mauricio de Souza Tesserolli, prefeito de Piraquara, como tesoureiro. Já no Conselho Fiscal está como presidente a prefeita de São José dos Pinhais, Margarida Maria Singer, e como membros os prefeitos de Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão, e de Tijucas do Sul, José Altair Moreira. Ficaram como suplentes Rilton Boza, prefeito de Campo Magro, e Antônio Adamir Digner (Mostarda), prefeito de Contenda.
“Este foi um acordo que fizemos entre os prefeitos, onde assumi a vice-presidência, para que tenhamos representatividade na Região Metropolitana. Temos 29 municípios integrados, que muitas vezes vivenciam situações parecidas e ter essa comunicação auxilia bastante, inclusive para projetos futuros. Hoje estamos muito mais unidos também pelo trabalho que vem sendo feito desde a pandemia, o que beneficia toda a população da Região Metropolitana e de Curitiba”, destaca o prefeito Mauricio à Folha.
“Temos desafios, assuntos importantes para discutirmos no âmbito da Região Metropolitana, porém, estamos muito fortes, uma integração cada vez maior. O Bihl (Zanetti) fez um grande trabalho e vamos dar continuidade”.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, presidiu a comissão eleitoral e destacou a grande integração metropolitana. “Estamos cada vez mais unidos, integrados, as soluções passam por essa grande análise.”
Presidente do COIN-PR
Além do cargo na Assomec, Rivabem também assumiu ainda no mês de dezembro, em evento realizado na Prefeitura de Curitiba, a presidência do Consórcio de Segurança (COIN-PR), que reúne municípios da Região Metropolitana. Ele substitui o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
O evento reuniu prefeitos, secretários de Defesa Social, comandantes das Guardas Municipais e agentes de segurança. Durante o encontro, o prefeito campo-larguense destacou a importância do trabalho integrado para a proteção de todos os cidadãos.
“O COIN é um consórcio de Guardas Municipais, o único existente no Brasil, que interliga todas as instituições. Hoje nós somos em dez guardas na Região Metropolitana e virão mais duas, Campo Magro e Almirante Tamandaré. Queremos incentivar que outras cidades também participem deste consórcio para que a atuação também se estenda. No ano passado tivemos, por exemplo, tivemos o menor número de crimes de roubos na história, em 15 anos, muito é o resultado no nosso Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e também da nossa Guarda Municipal, que em Campo Largo é composta por 55 guardas, que desempenham um trabalho sério e muito bem feito, em conjunto com outras forças de segurança. Queremos levar esse caso para outras cidades também, incentivando a implementação das Guardas Municipais.”
O trabalho a ser desempenhado pelo prefeito no COIN será de integração de sistemas, fazendo com que as cidades do primeiro anel – que tenham divisa com Curitiba – consigam ter ainda mais agilidade e trabalhar de maneira conjunta em solução de crimes diversos.
Fazem parte do COIN os municípios de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Mandirituba.