Prefeito detalha ações e prioridades para os próximos quatro anos de mandato em Campo Largo
13 de January de 2025Por: |Caroline Paulart| 11 de Janeiro de 2025 às 12:00:00 1591
O prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, eleito em 2024 e que assumiu a Prefeitura oficialmente no primeiro dia de janeiro, recebeu a Folha de Campo Largo

O prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, eleito em 2024 e que assumiu a Prefeitura oficialmente no primeiro dia de janeiro, recebeu a Folha de Campo Largo para falar um pouco sobre a visão que tem para a administração da cidade nos próximos quatro anos, bem como suas prioridades e os projetos que já estão em andamento.
“Como tenho uma vivência há oito anos trabalhando na Prefeitura, em prol de Campo Largo, já consigo saber quais pontos que minha equipe e eu precisamos dar mais atenção e em qual patamar está. Por exemplo a Educação, que hoje é a terceira melhor do Paraná, eu acompanho desde o começo, sei como era, como evoluiu, porque chegou a este nível e o que ainda precisa ser feito para que ela avance mais”, descreve. Relembra que seus primeiros quatro anos, quando foi vice-prefeito, podem ser considerados “uma escola”, onde teve a oportunidade de aprender muito. “Depois pude concretizar o que eu aprendi, já como prefeito. Para esses quatro anos futuros nós já temos muitos projetos encaminhados.”
Reorganização de setores
O prefeito também destacou a necessidade de reorganizar diversos setores da administração municipal. Vale lembrar que no final de 2024 foi aprovado pela Câmara Municipal um projeto que permitiu uma reestruturação administrativa na Prefeitura de Campo Largo, criando novas secretarias, departamentos, divisões, bem como extinguindo outras.
Citou como exemplo a criação de um departamento específico para a causa animal, uma demanda crescente na cidade. “Embora houvesse uma grande busca por este atendimento, não existia um departamento específico. Agora teremos a causa animal sendo tratada de forma mais estruturada”, explicou. Outra novidade é a criação de uma diretoria de Turismo, com o objetivo de incentivar a visitação à cidade e gerar mais emprego e renda para os moradores.
A área da Educação também passou por mudanças, com a criação de uma divisão específica para a Educação Especial, um novo setor dentro da Secretaria de Educação, que é a maior secretaria de Campo Largo, com cerca de dois mil colaboradores. O prefeito considera um avanço também ter as pastas de Esporte e Cultura separadas da Educação, visando dar maior liberdade para a criação de novos projetos. “Ter um secretário pensando exclusivamente em cada área é uma forma de otimizar e tornar o trabalho mais eficiente”, afirmou.
Planejamento e obras estruturantes
Conforme explicou o prefeito, a Secretaria de Planejamento tem se dedicado ao futuro de Campo Largo. Está previsto também para o mandato a atualização do Plano Diretor da cidade, com o intuito de readequá-lo à realidade atual. “Vamos fazer algo que respeite as questões do município e do Meio Ambiente, mas que permita o crescimento ordenado da cidade. É preferível estudar e planejar do que criar projetos irregulares que acabem gerando problemas no futuro”, destacou o prefeito.
Além disso, a cidade está se preparando para a realização de mais de 150 km de asfalto nos próximos anos. O prefeito ressaltou que não apenas novos asfaltos estão sendo feitos, mas também a revitalização de áreas com pavimentação antiga. “Essas obras de asfalto vão transformar a realidade dos bairros, trazendo mais desenvolvimento e oportunidades”, explicou.
Outros projetos de revitalização estão em andamento, como no Calçadão da Rua XV de Novembro. “Há intenção de ampliar o Calçadão da Rua XV de Novembro, tanto próximo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, como também próximo da Praça Getúlio Vargas, o que já foi bem visto por alguns empresários da região, porém ainda deve ser apresentado um projeto e inclusive ser realizado Audiência Pública. Também pretendemos fazer outras melhorias no nosso calçadão, tornando ele mais convidativo”, pontua.
Além disso, há melhorias previstas para a Avenida Padre Natal Pigatto, Avenida Marcelo Puppi, e muitas outras regiões. “Queremos desafogar o trânsito e tornar a cidade mais fluida. Este é um projeto de longo prazo, que terá continuidade com os próximos gestores”, afirmou. “ Sobre a Avenida Marcelo Puppi, é um projeto que vamos fazer por etapas, começando pela região da Avenida Ademar de Barros, para desafogar o trânsito, que está muito grande. Fizemos um estudo e constatamos que ali tem 22 saídas, então precisamos verificar maneiras para que o trânsito flua muito bem. Vamos desenvolver um projeto que eu espero realizar uma parte, mas sei que a conclusão ficará para os próximos gestores que vierem depois de mim, pois é uma obra imensa. Será um projeto ‘a muitas mãos’”, ressalta.
Saúde, segurança e transporte público
Na área da Saúde, o prefeito considera que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem feito um grande trabalho para a comunidade, com médicos especializados e um ambiente adequado para o atendimento. “Trouxemos o teleatendimento, que já está dando resultados positivos e vai ser expandido”, disse o prefeito, que também afirmou estar trabalhando com o Consórcio Metropolitano para trazer especialidades como Psicologia e Psiquiatria online.
Em relação à segurança pública, a integração das cidades vizinhas no primeiro anel de segurança foi um dos pontos discutidos pelo prefeito. “Queremos qualificar a Guarda Municipal, buscando trazer para Campo Largo mais viaturas e treinamentos, além de contratar 15 novos GMs neste primeiro momento”, afirma.
A licitação do transporte coletivo também está em andamento. A empresa vencedora já apresentou a documentação necessária e a Prefeitura de Campo Largo, que será a responsável pelas linhas, está trabalhando na otimização das mesmas. “Haverá novos terminais na região de Bateias, Itaqui, Ferraria, e estamos estudando a possibilidade de implementação de um mini terminal em Três Córregos”, destacou o prefeito.
Eventos e ações culturais continuam
Rivabem ressalta que ao longo da gestão, vários eventos foram apresentados aos campo-larguenses e foi possível fazer deles um marco para a cidade, gerando grande expectativa na população. “Além do Natal, que é tradicional, temos o Aniversário de Campo Largo, que deve e será comemorado – já temos uma surpresa garantida -, bem como a Festa do Trabalhador, Festa do Agricultor, Festa da Primavera, Semana da Pátria, que movimentam a cidade, atraem turistas e movimentam a economia local, desde hotéis até restaurantes”, frisa. “Nós investimos nestes eventos, porque dão retorno para a nossa cidade. Parte do imposto, do ICMS, vem destas compras feitas no município. A Prefeitura não retem dinheiro, ela gasta em prol da população”, completa.
Prioridades para os próximos seis meses
Para o “futuro imediato”, o prefeito listou algumas prioridades:
Dar andamento às obras que estão paradas, no sentido de projetos, principalmente por questões ambientais;
Liberou a licitação para a Ponte dos Três Rios, que é um pedido antigo da população;
O Centro de Especialidades, no antigo Centro Médico Hospitalar, já está sendo encaminhado e precisa de apenas pequenos ajustes no projeto;
Novo quartel da Guarda Municipal, que será feito com stand de tiro, está com verba liberada pelo Governo do Estado;
Tem como prioridade a nova Farmácia Especial, que ficará próximo do Terminal Urbano de Campo Largo, facilitando o acesso para a população;
Conclusão da licitação do transporte coletivo, que deve iniciar o trabalho na metade do ano;
Inauguração da Unidade Básica de Saúde no bairro Bom Jesus;
Conclusão de obras e projetos de novas escolas municipais.
“Todas as pastas têm seus projetos em andamento e todos os munícipes podem enviar suas sugestões para nós, além de precisarem informar as situações que acontecem, para que nós também possamos saber das situações que elas enfrentam. Isso pode ser feito via 156”, finaliza o prefeito.