DEFESA CIVIL DE CAMPO LARGO INFORMA SOBRE ALERTAS DE DESLIZAMENTO DE TERRA

DEFESA CIVIL DE CAMPO LARGO INFORMA SOBRE ALERTAS DE DESLIZAMENTO DE TERRA

7 de January de 2023 0 By admin

Pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Defesa Civil faz alerta aos cidadãos e motoristas sobre riscos de deslizamento de terra nesta época do ano, que apresentou alta incidência de chuva.

Foto: Defesa Civil de Campo Largo

Por Ana Baena

Os alertas preventivos vêm de todos os órgãos de Defesa Civil do país para a atenção redobrada às condições climáticas e às estradas nas viagens terrestres programadas para o final de ano.
A Defesa Civil de Campo Largo traz recomendações para a população não sofrer com a possibilidade de deslizamento de terra, tanto nas estradas quanto nas áreas residenciais, que apresentam maior potencial, como moradias em encostas, barrancos, áreas de manaciais, dentre outras.
O primeiro passo é ficar bem informado, no caso de viagens para o litoral próximo, como exemplo a BR-376, que sofreu deslizamentos de terra devido às intensas chuvas nas últimas semanas.

A Defesa Civil do Estado do Paraná alerta que o aumento das chuvas pode gerar ainda novos deslizamentos na região. Toda atenção e cautela são necessárias para evitar conflitos e maiores danos, até mesmo irreversíveis, nesta época de férias e recesso.
Especificamente no trecho que sofreu deslizamento de terra – na BR-376, uma faixa já está liberada após avalização geológica da localidade; mas mudanças podem surgir a qualquer momento, dependendo das condições climáticas. Esta, que é a principal estrada de ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina, passou por grande deslizamento que soterrou 14 veículos, entre carros e caminhões, e provocou duas mortes, na altura do Km 668, em Guaratuba. A informação atualizada sobre o estado da estrada deve ser constante e os motoristas devem estar cientes das condições deste local.
O risco de deslizamento também se estende às localidades que apresentam risco, como encostas, barrancos, morros. As moradias instaladas nesses locais têm maior chance de serem atingidas por um possível deslizamento.
Seguem informações preventivas para que o cidadão tenha atenção quanto aos primeiros sinais de deslizamento de terra:
– Fique atento para qualquer movimentação de terra próxima. Preste atenção em indícios como postes ou árvores inclinadas e cicatrizes no terreno;
– Fique em um lugar seguro se você perceber uma movimentação de terra por perto;
– Veja locais sem risco de deslizamentos para onde você possa ir;
– Evite permanecer em cômodos da edificação próximos às encostas;
– Evite se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro;
– Está de carro? Redobre a atenção e reduza a velocidade;
– Dentro de casa, evite mexer no celular enquanto estiver carregando;
– Recolha, temporariamente, o lixo colocado para coleta, para evitar entupimentos.
Outro alerta importante é em relação à cobertura vegetal em encostas. Pensa-se que por ter uma cobertura vegetal o local é seguro. Mas, dependendo do gênero plantado, como bananeiras, por exemplo, o mesmo deixa o solo mais suscetível aos deslizamentos.
RECEBA ALERTAS DA DEFESA CIVIL GRATUITAMENTE:
É possível receber alertas de risco de desastres e/ou catástrofes pelo cadastro nos Alertas da Defesa Civil – pelo número de mensagem 40199:
– Você deve identificar no seu celular a opção SMS;
– No destinatário, digite o número 40199;
– Digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto – de onde você estiver;
– Você pode cadastrar quantos CEP’s você quiser;
– Pronto! Você já está cadastrado.
TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS – Defesa Civil: 199 / Corpo de Bombeiros: 193
TELEFONE PARA RECOLHIMENTO DE GALHOS E ÁRVORES CAÍDAS – (41) 3291-5132
OBSERVAÇÃO – Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno, junto às demais autoridades públicas de segurança.