PREFEITURA E PARANACIDADE REALIZARAM ANÁLISE TÉCNICA SOBRE AS OBRAS NAS RUAS ENGENHEIRO TOURINHO E CLOTÁRIO PORTUGAL

11 de June de 2024 0 By Braz de Morais

Decisões conjuntas da Administração Municipal com o governo do Estado levaram à troca de materiais para as próximas etapas da execução dos serviços. Saiba mais

Publicado: 07/06/2024 15:23:58

Compartilhe:

INÍCIO

MÍDIAS

Fotos: Divulgação / SMDU
Acesse mais imagens na aba Mídias

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), informa que realizou em maio uma reunião com os responsáveis técnicos pelo projeto financiado pelo Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades (SECID). O objetivo foi o alinhamento de questões jurídicas necessárias entre as partes para que a obra na rotatória da Rua Clotário Portugal seja retomada pela empresa executora, como também fazer a avaliação do laudo em relação à Rua Engenheiro Tourinho.

O projeto dos engenheiros estaduais, segundo avaliação da equipe técnica da SMDU responsável por fiscalizá-lo, necessita de alterações devido ao tipo de solo de Campo Largo, que é argiloso, com uma compactação diferente do inicialmente previsto. A reunião resultou em um acerto técnico entre as equipes e ficou decidido que o material para aplicação na Rua Clotário Portugal não será o mesmo utilizado na Rua Engenheiro Tourinho. 

O material escolhido será a BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento), muito usada nas rodovias para alto fluxo de veículos. Já na Rua Engenheiro Tourinho, a empresa executora fará toda a manutenção dos buracos que abriram e posteriormente fará uma nova camada de asfalto.

Ainda não é possível dar um prazo de execução porque agora a dependência está nos trâmites burocráticos intrínsecos a serem realizados antes da retomada dos serviços. As adequações envolvem ajustes da empresa no projeto, bem como no contrato que é dual, ou seja, envolve Estado e Município. Tendo em vista a finalização desta etapa burocrática, as obras recomeçarão e, se as condições climáticas ajudarem, serão rápidas.

Enquanto os trâmites seguem, para amenizar os efeitos foi realizado um fresamento e a aplicação de uma base provisória que viabiliza o fluxo na região. Lembrando que há o acompanhamento e fiscalização do Legislativo, por meio da Comissão de Obras Viárias da Câmara Municipal.