USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA CLANDESTINOS FOI PAUTA DE EVENTO SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

1 de May de 2024 0 By Braz de Morais

Palestras realizadas na Casa da Cultura explicaram fatores e situações geradoras de riscos para os trabalhadores, dentro do Abril Verde.

Publicado: 29/04/2024 16:00:24

Compartilhe:

Início

Mídias

Fotos: Dori Prata / SMCSeTI

Acesse mais fotos na aba Mídias

Em 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data que serve também para ressaltar a importância dos profissionais de segurança e saúde do trabalho.

Para marcar a ocasião, na última sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Campo Largo e a vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) promoveram uma tarde de palestras na Casa da Cultura, em um evento destinado a profissionais da saúde e da segurança do trabalhador das empresas, assim como proprietários, representantes do estado e da Vigilância em Saúde dos municípios da região.

Uma das palestras, ministrada pela farmacêutica Rosemari Belini Batista, falou sobre o risco da utilização de produtos de limpeza clandestinos. Os participantes foram instruídos em relação a saneantes vendidos sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por não passarem por uma rigorosa avaliação, não é possível mensurar sua qualidade, assim como a eficácia contra germes.

Normalmente vendidos por ambulantes, esses produtos são armazenados de forma irregular, em embalagens que não oferecem a devida proteção e que se tornam atrativas para crianças. E quando ingeridos, o socorro acaba sendo prejudicado, já que os médicos não sabem ao certo o material utilizado na produção do saneante clandestino.

Para evitar que a saúde do usuário seja afetada, Rosemari citou quais produtos de limpezas devem ser evitados:

  • Produtos vendidos em garrafas de refrigerante ou qualquer tipo de embalagem reutilizada;
  • Produtos sem rótulos ou que não contenham sua data de fabricação e validade, assim como o lote a que pertencem;
  • Produtos cujas embalagens tenham sido abertas ou estejam enferrujadas, amassadas ou furadas;
  • Produtos armazenados em barris ou tonéis e são transferidos para outras embalagens no momento da compra.

A palestrante também chamou a atenção para o rótulo dos produtos de limpeza, pois ele deve conter informações como o número do registro da empresa na Anvisa, quais medidas tomar ao prestar os primeiros socorros e o número de telefone para atendimento ao consumidor.

Os profissionais que participaram do evento, que teve como lema Trabalhe com Segurança, Um Abraço te Espera em Casa, ainda puderam assistir à palestra do pesquisador José Marcal Jackson Filho. Nela foi explicado a importância da investigação de acidentes de trabalho. Já o 1º Tenente do Corpo de Bombeiro, Maxoel Ferreira de Almeida, falou sobre como evitar incêndios e acidentes no ambiente de trabalho.

Atuação VISAT – A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, busca atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores. Para isso, está sempre em monitoramento de ocorrências de acidentes e doenças, criando estratégias de intervenção e promovendo as mudanças necessárias para eliminação e/ou correção do risco no trabalho.

E, para acionar o órgão ou registrar algum tipo de denúncia, ligue para a ouvidoria do SUS no número 0800 641 3377, abra um processo diretamente na Ouvidoria Municipal ou realize um chamado através do autoatendimento clicando aqui.

Em caso de dúvidas, ligue para (41) 3291-5246 / (41) 3291-5004 (WhatsApp) ou envie um e-mail para visatcampolargo@gmail.com.

Categorias

Saúde