NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, CAMPO LARGO DESTACA AVANÇO NO ACESSO DA POPULAÇÃO AO PRECIOSO RECURSO NATURAL, BEM COMO NAS MEDIDAS PROTETIVAS APLICADAS EM SEUS MANANCIAIS

26 de March de 2024 0 By Braz de Morais

Prefeitura informa ações das Secretarias Municipais Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Meio Ambiente (SMMA) em prol das fontes naturais do município

Publicado: 22/03/2024 14:12:36

Compartilhe:

Ponte sobre o Rio Verde, que abastece Campo Largo
Foto: Arquivo / SMCSeTI

Dados nacionais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que 84,2% da população brasileira tem acesso à água potável. Em Campo Largo, desde a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (Lei Municipal nº 2803), no ano de 2016, a cidade tem trabalhado para garantir água tratada para toda a população. Na área urbana, 99,06% da população campo-larguense é abastecida com água potável.

Na área rural algumas regiões estão recebendo investimentos com obras de perfurações de poços e redes de abastecimento, os quais garantirão água de qualidade para os moradores das localidades. As obras de abastecimento de água estão sendo executadas em quatro localidades do interior do município: Três Córregos, Vila dos Gonçalves, Floriano Generoso Lopes e Morro Grande. São 52 km, ao todo, de rede que será instalada e atenderá a população dessas regiões. O valor de investimento é de quase R$ 5 milhões.

Foram perfurados 7 poços de água para essa rede e estão sendo executados os reservatórios para distribuição de água com a instalação da tubulação para ligação e das conexões nos poços de captação. Neste momento, segundo Suelen Massoqueto, diretora do Departamento de Engenharia da SMDU, “a instalação das tubulações em Três Córregos, Vila dos Gonçalves e Floriano Generoso Lopes já foram concluídas. Os trabalhos agora estão concentrados na finalização do assentamento das tubulações na Comunidade Morro Grande”.

Ela também destaca que “a distribuição de água potável no interior de Campo Largo é uma obra de extrema importância, pois proporcionará aos moradores locais significativa melhora nas condições de saneamento básico, minimizando os riscos de doenças, incentivando práticas de cultivos agrícolas, proporcionando melhor qualidade de vida”. As demais localidades do interior também serão, futuramente, contempladas com o abastecimento.

Riqueza natural – Campo Largo é privilegiada por abrigar diversos mananciais de abastecimento público, como os rios Verde e Passaúna, além do manancial subterrâneo conhecimento como Aquífero Karst. Atualmente, o Rio Passaúna é um dos principais mananciais de abastecimento de Curitiba, enquanto o Rio Verde é quem abastece Campo Largo.

“Essas regiões são fontes essenciais para produção de água e de vida e merecem nossa proteção. Por isso, Campo Largo tem a desafiadora tarefa de conciliar o seu desenvolvimento econômico e com a proteção das áreas de mananciais. Felizmente, estamos conseguindo com ações de proteção e preservação das nascentes realizadas pela equipe do Meio Ambiente. Parece simples, mas são instrumentos que garantem a preservação dessas áreas”, afirma Mirela Jacomasso Medeiros, Diretora do Departamento de Getsão, Controle e Fiscalização Ambiental da SMMA.

A Secretaria de Meio Ambiente também possui uma equipe de Educação Ambiental que está à disposição das escolas, para apoiar e desenvolver atividades de sensibilização, conscientização e cuidados com o meio ambiente para as futuras gerações, com o suporte dos personagens da Família Eco. As instituições podem contatar pelo telefone (41) 3291-5137 ou pelo e-mail meioambiente@campolargo.pr.gov.br.

Neste Dia Mundial da Água, convidamos a todos os campo-larguenses a serem agentes de preservação dos recursos hídricos e a refletirem sobre o significado da água em suas vidas, e como podem contribuir para um mundo mais sustentável e equilibrado.

Categorias

Meio AmbienteDes. Urbano